Blog

Vendas para o exterior da M. Dias Branco crescem 112% em faturamento

Líder nacional em massas e biscoitos segue o planejamento estratégico e mantém no primeiro trimestre o ritmo forte de crescimento de 2020

A M. Dias Branco mantém a estratégia de crescimento no mercado global de alimentos. Nos resultados acumulados entre janeiro e março deste ano, superamos em 112,6% o faturamento em exportação do mesmo período do ano passado. A boa performance é resultado de ações traçadas em nosso planejamento estratégico, sustentado por inovações como embalagens e produtos adaptados a cada um dos mercados, assim como o desenvolvimento de marcas próprias em mercados estratégicos para nós. Além disso, a Companhia mantém o foco comercial em regiões com alto potencial de crescimento, como América do Sul e Central, Estados Unidos, África e Oriente Médio.

As bases de crescimento em relação ao ano anterior são fortes. No acumulado de 2020, as vendas para o exterior apresentaram receita bruta de R$ 235,2 milhões, 278,2% acima da performance de 2019. Os números refletem a chegada a 44 países e a assertividade na estratégia, que prevê também o lançamento de produtos específicos para exportação e a diversificação das categorias exportadas, que antes era restrita somente a biscoitos, massas e margarinas. No ano passado, representamos 33,5% do share exportação brasileiro, de acordo com o Comexstats, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Para a ampliação do leque de itens exportados, criamos produtos específicos para as necessidades dos consumidores dos mercados externos, combinando qualidade e economia, características valorizadas regionalmente, assim como adequação regulatória das embalagens.

Os produtos mais vendidos em 2020 foram farinhas, massas e margarinas, sendo que biscoitos, torradas e misturas para bolos também cresceram em volume, receita e rentabilidade, mantendo a relevância para o negócio.

Estamos presente em quatro continentes “Nosso principal mercado continua sendo a América do Sul, com uma atuação focada em oportunidades de crescimento para a Companhia e nas necessidades dos consumidores locais. O cuidado ao desenvolver produtos demandados localmente é o que estimula o nosso crescimento constante , que ampliou a atuação de 35 para 44 países entre 2019 e 2020”, explica César Reis, nosso Diretor de Exportações.

Exatamente para atender à necessidade de crescimento no mercado externo, usamos recursos da equipe de Pesquisa & Desenvolvimento para desenvolver produtos específicos para exportação. Desta forma, foram também criadas margarinas tropicalizadas, um creme vegetal sabor manteiga, com atributos sensoriais similares à versão tradicional, mas sem necessidade de refrigeração. O produto possui também o sistema de Cover Seal para fechamento da embalagem, característica que garante a inviolabilidade. O sucesso da inovação foi tamanho, que ampliamos o nosso portfólio com uma versão do creme vegetal com maior teor de lipídios, ideal também para cozinhar.

Em um contexto de pandemia global, o crescimento contínuo da Companhia é resultado da estrutura consolidada da área de exportações. “Mesmo adotando meios remotos de comunicação com os clientes, o relacionamento que temos mantidos têm sido fundamental para o sucesso dos negócios. Além disso, o investimento realizado desde 2016 no mercado externo, o que inclui as áreas de suporte, que vão desde logística a Pesquisa & Desenvolvimento, foi fundamental para os resultados colhidos desde o ano passado, com a criação e adaptação de processos e produtos certeiros para as necessidades de mercados diversos”, ressalta Reis.

Em 2020, participamos apenas de duas feiras presenciais, a ISM, em Colônia, na Alemanha, e a Gulfood, em Dubai, nos Emirados Árabes. As demais oportunidades de exposição e divulgação internacional foram em fóruns e rodadas de negócio virtuais, que tem se mantido até hoje.

Para atender ao mercado externo, a Companhia possui certificações internacionais, como Halal, qualificando-se para exportar seus produtos para o mercado islâmico. Além disso, o portfólio conta com certificações que atestam qualidade, segurança alimentar, do trabalho e do meio ambiente, como a FSSC 22000, que abrange todo o sistema de gestão da segurança de alimentos, reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI).

Seja um fornecedor

Prezado Fornecedor,

Uma vez que recebemos seus dados, eles serão direcionados ao nosso time de compras, de acordo com a categoria de seu produto ou serviço, seus dados estarão sob análise. Caso o time de compras precise seguir com o seu cadastro, entraremos em contato para iniciarmos o processo de homologação, e se necessários, de qualificação na M. Dias Branco. Agradecemos antecipadamente por seu interesse em ser nosso fornecedor estamos ansiosos para explorar possíveis oportunidades de colaboração com sua empresa.